Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

CONSELHOS QUE DARIA A UM MARCIANO ACABADINHO DE ATERRAR NA MINHA RUA... II


Imagem daqui.




Seria interessante se um marciano aterrasse agora mesmo na minha rua. Se isso acontecesse, dar-lhe-ia alguns conselhos para viver aqui, na Terra.

«Não sei como funciona o teu planeta» - dir-lhe-ia - «mas a verdade é que aqui na Terra somos todos diferentes; infelizmente, nem sempre a diferença é vista como uma característica da diversidade, mas, sim, como algo estranho e repugnante... Enquanto aqui permaneceres, deves respeitar as características daqueles que te rodeiam e dar o teu máximo para que cada pessoa possa viver em paz e harmonia consigo mesma e com os outros. Deves ser humilde, ajudar aqueles que necessitam e sobretudo preservar a vida!

Não sei se sabes, mas existem alguns seres que habitam neste planeta que não respeitam a vida, que se acham donos e senhores do mundo, matando e causando sofrimento apenas porque acreditam que o ser humano é superior... No entanto, há algo maravilhoso que não posso deixar de te referir: a Natureza. Fazem parte dela uns seres muito especiais, os nossos melhores amigos, aos quais chamamos Animais. São sempre fiéis e amam-nos de forma incondicional. Lamentavelmente, nem sempre são considerados e respeitados como merecem. Estes seres maravilhosos contribuem para a fantástica paleta de cores que compõe o nosso planeta, em conjunto com o verde das árvores, o castanho da terra, o azul do mar e do céu, a luz do sol e o brilho da lua.

Vivemos num planeta admirável, repleto de tonalidades e aromas, mas os seres humanos nem sempre mostram apreciar estas riquezas. Apesar dessa ingratidão, somos capazes de grandes proezas, como amar incondicionalmente, cuidar e ajudar, construir, criar e inovar, pensar e refletir, abraçar e sorrir!»

Joana Miranda, Aluna do 12º CT3 desta Escola.



Sem comentários:

Enviar um comentário