Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

8 SÉCULOS DE LÍNGUA PORTUGUESA - Comemorações


Imagem daqui.




De 1214 a 2014 - 800 anos de Língua Portuguesa
De 5 de maio de 2014, dia da Língua Portuguesa, a 10 de junho de 2015

"(...) Quando “nasce” uma língua? Como determiná-lo, tratando-se da língua portuguesa? Qual é o documento mais antigo escrito em língua portuguesa?

Embora os historiadores da língua não sejam unânimes, o Testamento de D. Afonso II, datado de 27 de junho de 1214, surge como o primeiro, senão um dos primeiros documentos escritos em português.

Esta data mereceu a nossa atenção, no sentido de promovermos as Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa, designação abrangente passível de englobar quer o Testamento de D. Afonso II quer outros documentos, como a Notícia dos Fiadores, de 1175.

As Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa permitem-nos realçar o valor de um património comum das nossas culturas, a língua. Celebrar a língua nas suas mais diversas vertentes e geografias é o nosso objetivo. Para o efeito, elegemos como referencial para estas Comemorações o Testamento de D. Afonso II que perfaz 800 anos e que avulta entre os mais antigos documentos escritos em português.

As Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa iniciar-se-ão (...) a 5 de maio, por ser o dia que a CPLP instituiu como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, tendo o seu término a 10 de junho de 2015.

Para promover estas Comemorações, um grupo de cidadãos de boa vontade constituiu, em abril de 2012, a Associação “8 Séculos da Língua Portuguesa” ─ associação cultural sem fins lucrativos, e que é, sobretudo, um motor de sinergias para as mais amplas e dignas Comemorações.

Move-nos a paixão pela nossa língua. Queremos promover a Língua Portuguesa, contribuindo para unir os seus falantes em torno das comemorações da sua existência. Esta é, portanto, uma iniciativa da sociedade civil à qual instituições e personalidades lusófonas têm vindo a aderir ao longo destes últimos meses.

Na filosofia que nos norteia, é fundamental considerar que o que nos une é muito mais importante do que o que nos pode separar. A mesma língua, falada por mais de duzentos milhões de pessoas, abraça realidades muito diferenciadas que a enriquecem.

Estas Comemorações facilitarão um melhor conhecimento das culturas dos países de língua oficial portuguesa e de Macau, o que fortalece a fraternidade e amizade entre os povos. Nesta perspetiva, propomos uma organização das comemorações em rede, com carácter pluricêntrico, no respeito pela cultura de cada país e envolvendo as diásporas. (...)"

 Texto e imagem do blogue http://8seculoslinguaportuguesa.blogspot.pt/


Sem comentários:

Enviar um comentário