Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

sexta-feira, 24 de maio de 2013

NOVO NA BE


São Palavras com Alma, porque a alma é o que permanece. São as palavras que ecoaram nos anos que deram vida e estrutura ao Jornal O Carrilhão. Elas foram semente, rebento, tronco, árvore e continuam a dar fruto... são a obra deixada, que vence a lei do esquecimento.
Muitos - tantos! - leitores d' O Carrilhão têm mostrado apreço por estas palavras, pelo que faz sentido reuni-las agora e proporcioná-las a todos aqueles que encontram nelas inspiração para a vida.
Quem conheceu o seu autor - António Vaz Antunes - sabe que foi um homem de bem, dado à caridade, desprendido de bens materiais, que sempre se empenhou na promoção do ser humano. A sua forma honesta de estar na vida marcou quantos com ele se cruzaram e sulcou caminhos. Nele, a inteligência e o saber aliavam-se, de modo sublime, a uma fé inabalável e a uma simplicidade feliz que surpreendia e cativava. Homem humilde, buscando incessantemente a Verdade, defendia, com determinação e coragem, as suas convicções visando o bem comum.
A inscrição visível na lápide da sua campa rasa - "Servir com Alegria" - resume bem a vida de quem, surda e paulatinamente, se foi da lei da morte libertando.
Os textos aqui reunidos são intemporais: mesmo quando se referem a momentos específicos, contêm reflexões sempre oportunas e potencialmente transformadoras, porque apelam ao que de melhor se esconde em cada ser humano. São palavras com verdade. Com alma.

José, Fátima, João, Fernando, Teresa, Luís, Francisco, Isabel
(Texto do Prefácio da obra)

ANTUNES, António Vaz – Palavras com Alma. Mafra: Família Vaz Antunes. 2010. 384 p.
 
Dois exemplares da obra foram oferecidos à BE pela Professora Isabel Vaz Antunes. Estão disponíveis na estante das Novidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário