Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

segunda-feira, 6 de maio de 2013

NOVIDADE NA BE


(...) Se, em 1995, a Fundação publicou um volume que fazia o elenco de todos os bolseiros e respectivos estudos, desta vez o objectivo é mais ambicioso. Pretende-se tomar partido do vastíssimo leque de áreas do saber coberto pela actividade científica dos bolseiros da Fundação para produzir uma obra que forneça contribuições sobre um conjunto de temas substantivos. Estes temas foram seleccionados na base de três critérios fundamentais: a sua centralidade para os debates teóricos nas principais disciplinas; a sua relevância pública, política e social; e a suceptibilidade de serem tratados de forma multidisciplinar.
Os temas  - "Natureza e Cultura", "Espaço e Comunidade", "Desenvolvimento e Sustentabilidade", "Ciência e Sociedade", "Paz e Segurança", "Incerteza e Riscos"; "Fronteiras e Limites" - são levantados e sugeridos como desafios à reflexão dos investigadores, estudiosos e criadores com vista à reunião de um volume capaz de cruzar olhares, dando-nos em simultâneo uma visão das actividades, inquietações e desejos de três gerações de bolseiros. (...)
(Excerto da Introdução da obra)
TOSTÕES, Ana; OLIVEIRA, E. R. de Arentes e; PAIXÃO, J. M. Pinto; MAGALHÃES, Pedro - Encontro de Saberes: Três Gerações de Bolseiros da Gulbenkian. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 2006. 567 p.  ISBN 972-31-1159-4
Livro oferecido à BE pela Professora Marília Peres.

Sem comentários:

Enviar um comentário