Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

segunda-feira, 6 de maio de 2013

DA LINGUAGEM

Imagem daqui.
 
 
 
"Comprei um dia num alfarrabista em Genebra um livro de Darwin intitulado A Expressão Cultural das Emoções. É um livro muito interessante mas muito pouco conhecido. Foi escrito antes de A Origem das Espécies, mas publicado só depois. Nesse livro Darwin compara as expressões e atitudes dos animais com as do homem e explica que um ser quando nasce é submetido a uma quantidade de estímulos, estímulos sonoros, luminosos, tácteis, etc., e chega mesmo a referir-se aos animais unicelulares. Diz Darwin que cada ser vai pouco a pouco seleccionando os estímulos e respondendo apenas aos que acha mais importantes ou mais adequados.
Eu estava a ler aquilo e pensei cá para mim: "Cá está! Isto é a linguagem". Aquilo que fazemos para aprender a exprimir-nos corporalmente, e depois adquirirmos uma linguagem verbal, é isso, é aprendermos pouco a pouco a eliminar os estímulos que estão a mais e a responder de forma cada vez mais adequada aos mais importantes. Como aquela graça do escultor que dizia que para fazer uma escultura era muito simples, era só arranjar um bloco de pedra e depois ir tirando o que estava a mais..."
 
João dos Santos, Se Não Sabe Por Que é Que Pergunta?, Conversas com João Sousa Monteiro, Lisboa, Assírio & Alvim, 1993, p.135.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário