Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

quarta-feira, 17 de abril de 2013

NA ORIGEM DO ATO CRIADOR


Alcaparreira em flor.
Imagem daqui.
 
 
 
“Foi através da língua portuguesa, e no cenário sem par do Alentejo, que me procurei e me descobri e, muito jovem, ainda adolescente, nasci escritor. Nos meus primeiros exercícios da palavra, que eram necessariamente milimétricos, em boa parte, havia já cinquenta por cento, ou mais, de vontade cognitiva, e o resto de exercício lúdico. Curiosamente, duas linhas quase opostas começavam a desenhar-se nesses meus primeiros textos ingénuos: a do encantamento perante a vida e a natureza e a da revolta ou, para ser mais exacto, da indignação face à injustiça que me rodeava.

Ao longo da existência fui conquistando outras línguas, que me deram acesso a outras culturas e a outros esquemas mentais. Mas só no universo sonoro da língua portuguesa a minha pena se movia, se comovia. Vocábulos como Sol, encarnado, Irisalva, almocreve, alcaparra ou alguidar enchiam de luz os meus ouvidos, particularmente sensíveis à faculdade onomatopaica de certas palavras. Desde muito cedo, ainda criança, me dei conta de que o pensamento só pode ser apreendido na língua, embora esta, como continente, não se possa sequer imaginar sem o seu conteúdo, a ideia das coisas. Veículo e estímulo do pensamento, matriz do meu estar no mundo, do meu modo de o entender.

A língua, evidentemente, é de todos, embora pertença mais a uns do que a outros, consoante o grau de conhecimento do real que nela, e por ela, lograram adquirir. Mesmo entre os escritores há grandes variações, desde a concisão e a austeridade lexical desse realismo da subjectividade em que Stendhal foi mestre à riqueza conotativa do mundo verbal flaubertiano. Nas literaturas de língua portuguesa, as que de momento nos importam, é ainda maior a distância entre o caudal vocabular e sintáctico dos grandes clássicos, à excepção de Camões, que rompeu a barreira de vários códigos limitativos, e as línguas de autor, prodigiosamente amplas e fecundas, de um Aquilino Ribeiro, de um Guimarães Rosa, de um Luandino Vieira.

O amor à língua, à língua mãe, instrumento de ofício, escada para o paraíso e para os infernos, passa não só pelo culto do rigor, da precisão, mas ainda pela violência apaixonada com que poetas e prosadores a subvertem e a transformam. É o povo, decerto, quem faz a língua, quem a vai, dia a dia, empurrando para o futuro, mas o escritor deixa nela as suas marcas, participa na sua viagem, nos seus acidentes, cria-lhe ele próprio meandros, contornos. É o trabalho exercido sobre a língua que dá ao texto a transparência que o abre à comunicação ou a opacidade que lhe confere o mistério, o poder encantatório.”
Urbano Tavares Rodrigues, A Natureza do Acto Criador, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2011, pp.9-11.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário