Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

terça-feira, 16 de abril de 2013

A CRIANÇA, O MUNDO, A VIDA




 


SENSIBILIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO E RURAL À CRIANÇA


š A criança sabe muita coisa. E gosta de contar, de fazer, de ajudar. Crescer é também sentir que nos ouvem e nos aceitam a fazer aquilo de que somos capazes. (…)


š Quando uma criança lhe falar, dê-lhe atenção. Ela descobre o mundo com a sua ajuda. Ninguém gosta de ser ignorado, muito menos uma criança.


š Fazer um brinquedo de madeira ou de cana com os seus filhos é plantar o sonho e a amizade no coração das crianças e povoar este País de plantas, papagaios e tantos outros testemunhos do que de melhor existe em nós.


š A rua tem de servir para brincar. Transformá-la num lugar de descoberta seguro e agradável para as crianças depende, em parte, da nossa força de vontade.


š Os caminhos e veredas foram feitos para aproximar as pessoas. Passear com um grupo de crianças, parar numa sombra, pescar e merendar são actividades fáceis de realizar (…).


š Correr, saltar, trepar é para as crianças tão necessário como terem de comer e serem amadas. Os locais bonitos, com árvores, terra e água têm de existir nos sítios onde vivemos. Lutar por eles é garantir uma infância mais feliz.

 
š Em cada rua, casa ou bairro há sempre lugar para uma flor, uma árvore, um canteiro. Cuidar de plantas com as crianças é um belo exercício de amor.


š Ter uma casa aberta em cada bairro e aldeia com livros, pincéis e tintas, brinquedos e alguém disponível para receber as crianças, é meio caminho andado para todos, incluindo os adultos, terem outro brilho no olhar.

 
š Viver com os outros não se ensina. (…) São os actos, mais do que as palavras, que transformam o mundo.
 
Domingos Morais, “A criança e os tempos livre”, Cais, #181, março 2013, p. 9.

1 comentário: