Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

SUGESTÃO DE LEITURA (30)


O Tempo entre Costuras é a história de Sira Quiroga, uma jovem modista empurrada pelo destino para um arriscado compromisso. Sem aviso, os pespontos e alinhavos do seu ofício convertem-se na fachada para missões obscuras que a enleiam num mundo de glamour e paixões, riqueza e miséria, mas também de vitórias e derrotas, de conspirações históricas e políticas, de espias. 

Um romance de ritmo imparável, costurado de encontros e desencontros, que nos transporta, em descrições fiéis, pelos cenários de uma Madrid pró-Alemanha, dos enclaves de Tânger e Tetuán e de uma Lisboa cosmopolita repleta de oportunistas e refugiados sem rumo. 

 (da contracapa da obra) 

(...) Assomei-me à varanda, meio tapada por uma janela e observei-a a chegar à rua. Dirigiu-se sem pressa a um automóvel vermelho intenso estacionado mesmo em frente da porta. Supus que estivesse alguém à espera dela, talvez o homem a quem tanto interesse tinha em agradar naquela noite. Não pude resistir à curiosidade e esforcei-me por procurar o seu rosto, maquinando na minha mente cenas imaginárias. Supus que se tratava de um alemão, possivelmente seria essa a razão do seu anseio em causar boa impressão entre os compatriotas dele. Imaginava-o jovem, atraente, bon vivant, mundano e resoluto como ela. Quase não tive tempo para continuar a lucubrar, porque quando chegou ao automóvel e abriu a porta da direita - a que supostamente deveria corresponder ao lado do co-piloto -, percebi com espanto que aí se encontrava o volante e que era ela própria que tinha intenção de conduzir. Ninguém a esperava naquele carro inglês com volante à direita; sozinha ligou o motor e sozinha se foi, tal como tinha chegado. Sem homem, sem vestido para aquela noite e, muito provavelmente, sem a mínima esperança de conseguir encontrar alguma solução ao longo da tarde. (...) 
  
DUEÑAS, María - O Tempo entre Costuras. Porto: Porto Editora, 2012. 2.ª ed. 632 p. ISBN 978-972-0-04558-4

Livro oferecido à BE por Hugo Passos, consultor pedagógico da PORTO EDITORA.

Sem comentários:

Enviar um comentário