Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

SUGESTÃO DE LEITURA (29)


(...) Lucio é o único habitante do lugar com preocupações literárias, mantendo carinhosamente uma biblioteca e não hesitando em condenar as obras de menor qualidade ao Inferno - um quarto sombrio onde as baratas se entregarão aos prazeres da destruição.

David Toscana nasceu na cidade de Monterrey, México, em 1961. Licenciado em Engenharia Industrial e de Sistemas, a sua obra tem sido alvo de inúmeras distinções e está traduzida em alemão, árabe, inglês, sérvio e sueco.
(da contracapa da obra) 


Entram na biblioteca três mulheres. Pensamos que foi o senhor que corrigiu a carta para Evangelina, diz uma delas. Já fomos consultar o dicionário com o professor Rocha e é verdade, fé escreve-se com acento, mas ninguém tem o direito de alterar um texto sagrado. Outra aproxima-se de Lucio com a Bíblia, pousa-a na secretária e abre-a nas últimas páginas. Olhe, mostra-lhe dois versículos sublinhados. Leia isto. Ele vira a Bíblia para si e, tal como costumava fazer quando tinha gente à volta, lê em voz alta: Aviso todo aquele que escutar as palavras da mensagem profética deste livro: se alguém lhe acrescentar alguma coisa, Deus acrescentar-lhe-á as pragas aqui descritas. E se alguém tirar palavras deste livro de profecia, Deus tirar-lhe-á a sua parte da árvore da vida e da cidade santa, descritas neste livro. A redacção parece-lhe desajeitada, com repetições evitáveis; relê em silêncio e só então ergue o olhar. A terceira senhora fala-lhe dos riscos que a sua alma corre por andar a modificar frases sagradas e expressa alguns argumentos que Lucio já não ouve; tem a cabeça na passagem bíblica. Qual a razão daquela advertência? (...)

TOSCANA, David - O Último Leitor. Cruz Quebrada: Oficina do Livro. Colecção Ovelha Negra. 2008. 210 p. ISBN 978-989-555-293-1

Livro disponível na BE. 

Capa da edição Alfaguara, México

Sem comentários:

Enviar um comentário