Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O SEGREDO DE BARCARROTA

Edição de El Lazarillo de Tormes, Medina del Campo (Valladolid), 1554.
Um dos "achados" de Barcarrota.
Imagem daqui.
 

“PRÓLOGO
Barcarrota é uma pacata e simpática vila a meio caminho entre Badajoz e Zafra, a uma mirada apenas da raia portuguesa.
Barcarrota tem um antigo castelo adaptado para praça de touros e para cinema ao ar livre no Verão, com uma torre de menagem de onde se podem vislumbrar lonjuras e azulejos na entrada celebrando os feitos de antigos matadores.
Barcarrota tem um pequeno casino em Arte Nova, no qual, porém, dificilmente imaginamos fortunas perdidas nos vícios da sorte e do azar.
Barcarrota tem uma igreja a que chamam de Nuestra Señora del Soterraño, onde retábulos barrocos marianos se misturam com Cristos góticos, como se quisesse dar a entender que mãe e filho se entrecruzam nos caminhos de estilos tão diferentes.
Barcarrota tem uma igreja a que chamam de Santiago, cujas grossas paredes românicas evocam memórias sarracenas e recordações romanas. Outras gentes…
Barcarrota tem ruelas medievais que cheiram ainda a judiaria, com arcos e casas brancas e restos de portas que outrora se deviam cerrar ao fim das tardes. Era a lei…
Barcarrota tem orgulho em ser o berço de Hernando de Soto, explorador das Américas, e até lhe ergueu uma estátua em bronze…
(o cavaleiro)
… e em ferro forjado
(o cavalo)
… pois é dever de boa terra homenagear os seus melhores filhos.
Barcarrota tem fontes, praças e pilares, escudos e arcos, cruzeiros, memórias e janelas gradeadas e tem hoje praticamente tantos habitantes como há cinco séculos. Aqui, de resto, nada de muito estranho ou de extravagante acontece, sendo esse, aliás, um dos seus maiores encantos.
Porém, em 1992, quando o pedreiro António Perez abriu uma parede de uma casa ancestral no centro da vila, um segredo com quase quinhentos anos caiu nos braços da pacata e simpática vila.
E Barcarrota não voltou a ser a mesma.”
Sérgio Luís de Carvalho, O Segredo de Barcarrota, Alfragide, Oficina do Livro, 2011, pp.11-12.


Sem comentários:

Enviar um comentário