Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

Imagem retirada de Os Quatro Grandes Problemas Mundiais, Área de Projeto, 12.º L, ESJS (2011)

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. 

Declaração Universal dos Direitos Humanos (Artigo 1.º)

1 comentário:

  1. No outro dia numa consulta médica o médico dizia-me: “A minha filha ontem numa discussão sobre portar bem ou mal, a certa altura virou-se para mim e disse: “porque achas que me porto bem na escola?”, fez-se silêncio por uns minutos e logo de seguida ela continuou: “porque quero!” e eu fiquei sem palavras com tal afirmação, mas ao mesmo tempo orgulhoso, afinal ela não diz que se porta bem porque outros lhe impõem ou porque como “escuteira” tem que fazer x boas ações, nada disso fá-lo porque quer!”.
    Fiquei a pensar um pouco nisto e no porquê do orgulho deste pai. Pensei:
    Porque acha que a filha tem uma personalidade “muito forte”, como se costuma dizer?
    Porque é contra os “escuteiros”?
    Porque isto, porque aquilo…?
    Percebendo a minha incompreensão disse: “se ela faz porque quer é porque já “aprendeu”, assimilou, já se apoderou de tal como parte de si, já se apoderou do dever ou direito de se portar bem!”
    Este pode assim ser um bom dia para todos nós nos apoderarmos dos direitos que temos, como cidadãos do MUNDO!

    ResponderEliminar