Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O TEMPO ESSE GRANDE ESCULTOR

Kore grega.
Imagem daqui.
 

“No dia em que uma estátua é acabada, começa, de certo modo, a sua vida. Fechou-se a primeira fase em que, pela mão do escultor, ela passou de bloco a forma humana; numa outra fase, ao correr dos séculos, irão alternar-se a adoração, a admiração, o amor, o desprezo ou a indiferença, em graus sucessivos de erosão e desgaste, até chegar, pouco a pouco, ao estado mineral informe a que o seu escultor a tinha arrancado.
Já não temos hoje, todos o sabemos, uma única estátua grega tal como a conheceram os seus contemporâneos: já só ao de leve apercebemos, na cabeleira de uma Koré ou de um Kouros do século VI, traços avermelhados que hoje nos parecem um pálido hena, a provar a sua antiga qualidade de estátuas pintadas, vivas dessa intensidade quase assustadora de manequins e de ídolos que eram obras-primas, por acréscimo. Esses objectos duros trabalhados para imitar formas de vida orgânica sofreram, à sua maneira, o equivalente do cansaço. (…). Mudaram como o tempo nos muda. (…)
Algumas destas modificações são sublimes. À beleza, tal como a concebeu um cérebro humano, uma época, uma forma particular de sociedade, elas juntam a beleza involuntária que lhes vem dos acidentes da História e dos efeitos naturais do tempo. Estátuas tão bem quebradas que de cada fragmento nasce uma obra nova, perfeita pela própria segmentação: um pé descalço inesquecivelmente pousado sobre uma laje, uma mão pura, um joelho dobrado contendo em si toda a velocidade da corrida, um torso que nenhum rosto nos impede de amar, um seio ou um sexo em que reconhecemos melhor que nunca a forma de flor ou de fruto, um perfil onde a beleza subsiste numa total ausência de história humana ou divina (…).
Uma forma de transformação mais impressionante que qualquer outra é a que sofreram as estátuas naufragadas. Os navios que transportavam a encomenda executada por um escultor, as galeras onde os conquistadores romanos empilhavam os despojos gregos, de regresso a Roma, ou, quando Roma se tornou pouco segura, os levavam com eles para Constantinopla, afundaram-se muitas vezes; alguns desses bronzes naufragados, repescados em boas condições, como afogados salvos a tempo, conservam da sua permanência no fundo do mar uma admirável cobertura esverdeada, como o Efebo de Maratona ou os dois atletas de Erice, mais recentemente encontrados. Frágeis mármores, pelo contrário, saíram roídos, comidos, ornados de volutas barrocas esculpidas pelo capricho das ondas, incrustados de conchas como as caixas que se compravam na praia quando nós éramos pequenos. A forma e o gesto que lhes impusera o escultor não foram mais que um breve episódio entre a sua incalculável duração como rocha que eram no seio da montanha e a sua longa existência de pedra jazendo no fundo do mar. (…) O Neptuno, boa cópia de oficina, destinada a ornamentar o cais de uma pequena terra de pescadores onde lhe seriam oferecidas as primícias da pesca, desceu ao reino de Neptuno. A Vénus celeste e dos caminhos diversos tornou-se a Afrodite dos mares.”
1954
1982
Marguerite Yourcenar, O Tempo esse grande escultor, Lisboa, Difel, 1983, pp. 49-53.

 

1 comentário: