Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

MIGUEL TORGA E FERNANDO PESSOA

Carta de Fernando Pessoa a Miguel Torga
Imagem daqui.
 


“O universal é o local sem paredes.”
Miguel Torga, “Trás-os-Montes no Brasil”, Traço de União, in Ensaios e Discursos, Lisboa, 1ª edição conjunta,
Publicações Dom Quixote, 2001, p.147

“Torga, que se declarou religioso como qualquer homem tende naturalmente a ser (como afirmou numa entrevista), nunca foi ortodoxo em relação a credo nenhum. (…) Mas, como confessou, não era ateu. A mesma confissão fez Fernando Pessoa, mais velho do que ele dezanove anos, que tomou São Francisco de Assis como modelo de Alberto Caeiro, a quem chamou mesmo «o São Francisco de Assis do novo paganismo». Uma comparação entre os dois Meninos Jesus que ambos criaram, um em Bichos, no conto “Jesus”, o outro no oitavo poema do «Guardador de Rebanhos», confirma profundas afinidades: em ambos, a mesma humanização do divino que deixa de residir no Céu (donde foge, como diz Caeiro) para vir brincar com os meninos da sua idade e esfolar os joelhos no real quotidiano. Assiste-se, no conto, ao milagre do nascer de uma nova vida a desabrochar de um ovo (tabernáculo do único mistério, o da Vida) que o menino tirou de um ninho. O mistério e o milagre aparecem, assim, como realidades do dia-a-dia, e não acenos de um outro plano superior, mansão de um deus transcendente. No poema do «Guardador de Rebanhos», Caeiro vê «Cristo descer à terra» e reincarnar numa «criança bonita de riso natural» que vive na sua aldeia e é, para ele, «o divino que sorri e brinca». A lição de Alberto Caeiro e desse «paganismo novo» de que foi feito Mestre é a mesma que a de Miguel Torga, embora este se não tivesse aplicado, como Pessoa, a criar um qualquer movimento para propor as suas convicções. (…)
A lição do Mestre Alberto Caeiro, a quem Álvaro de Campos chamou «espírito humano da terra materna», é precisamente a da raiz, a de viver no rés-do-chão do real, antepondo a matéria ao espírito, o corpo à alma. Acontece que esta «raiz, ligação directa com a terra» que Pessoa não tinha – e quis aprender a ter através de Caeiro – foi sempre natural tropismo de Miguel Torga, presente em toda a sua obra. (…)
Em 1936, ainda sob a emoção da morte de Pessoa (que registou no Diário), Torga escreve os seus Poemas Ibéricos, com Mensagem no horizonte. Mas a epopeia torguiana afirma-se pela sua diferença: a pátria de que se sente filho é mais vasta que a de Pessoa, é a Ibéria toda, a sua «terra esbraseada». Para Pessoa a pátria é uma alma e uma realidade virtual: «Nós, Portugal, o poder ser»; para Torga é, sobretudo, um corpo – o materno corpo a que o bicho que somos se agarra, com unhas e dentes.
Estes Poemas Ibéricos não cantam, como os da Mensagem, a gesta dos Descobrimentos, pelo contrário, denigrem o mar, «essa sereia rouca e triste», que nos atraiu para nos trair. Pessoa exalta a distância, «a proibida azul distância», Torga condena a ambição ou o louco impulso que leva o homem para longe desse chão em que, como bicho da terra que é, se deve cumprir. É assim que reduz D. Sebastião a um louco perdido pela sua mania de grandeza (Pessoa fá-lo exclamar: «Louco, sim, louco, porque quis grandeza»). (…)
Há (…) duas pátrias, para Torga: um chão de terra e a fala. Torga cita Junqueiro, no Diário, que afirmou, bem antes de Bernardo Soares, «a língua é uma pátria». E é essa profunda convicção que o faz escrever no último volume do Diário: «sou também brasileiro, angolano, moçambicano, goês, macaense, caboverdeano, guinéu, timorense e cidadão de todos os mundos por nós descobertos e por descobrir […]».
A verdade é que na pátria-língua do homem de cultura que Miguel Torga sempre militantemente foi não cabem discriminações de nuclear ou periférica terra ou mar, dentro ou fora.”
Teresa Rita Lopes, “Traves Mestras do Edifício Torguiano”, in Agenda 2007 – Miguel Torga, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2006.


Sem comentários:

Enviar um comentário