Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs

Antigo blogue do projeto novasoportunidades@biblioteca.esjs, patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Escola Secundária José Saramago - Mafra

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

HOMENAGEM AOS ALUNOS E A SEBASTIÃO DA GAMA

L'écolier, Robert Doisneau (1956)
Foto daqui.

A todos os Alunos, Crianças, Jovens e Adultos,
a nossa dedicação


Florilégio feito a partir do Diário do Professor Sebastião da Gama, escrito durante o seu Estágio de Português, na Escola Veiga Beirão, no ano letivo de 1948-1949.
“Janeiro, 12
«O que eu quero principalmente é que vivam felizes.»
Não lhes disse talvez estas palavras, mas foi isto o que eu quis dizer. No sumário, pus assim: «Conversa amena com os rapazes.» E pedi, mais que tudo, uma coisa que eu costumo pedir aos meus alunos: lealdade. (…)

Março, 4
O que interessa mais que tudo é ensinar a ler. Ler sem que passe despercebido o mais importante – e às vezes é pormenor que parece uma coisinha de nada. (…) É também de interesse primário levar os rapazes a amar as palavras – mostrar como são cheias de beleza, outras como são engraçadas, outras como são doces. Ora para amar as palavras e para, a seguir, amar a leitura, é aconselhável, como diria La Palice, não fazer desamar as palavras, nem fazer desamar a leitura. Que amor terá uma criança por uma palavra que a fez suar, levar descomposturas, levar reguadas? (…)

Março, 18
(…) A respeito de números, lembra-me sempre aquela vez em que fui ao Orfanato falar com o meu amigo Manuel Calvinho, meu aluno nocturno de Francês. Perguntei: «O Calvinho está?» - «O 12, não é?» – «Não: O Calvinho. Então não basta não ter Pai nem Mãe, ainda lhe chamam um número?»
Eis aqui uma coisa a ensinar nas aulas de Português: que um homem é um homem.» (…)

Março, 30
Para ser professor, também é preciso ter as mãos purificadas. A toda a hora temos de tocar em flores. A toda a hora a Poesia nos visita.
O aluno acredita em nós e não deve acreditar em vão. Impõe-se-nos que mereçamos, com a nossa, a pureza dos alunos; que a nossa alimente a deles, a mantenha. (…)

Maio, 4
… Pois que pareça mentira; dei uma quase lição de gramática e eles prestaram atenção e até tomaram notas. O segredo é fácil de dar com ele: basta que a gente não lhes fale de coisas abstractas, de que eles não vêem a utilidade imediata, e que faça a aula brincando. (…)

Outubro, 22
O que era bom era dar sempre aulas como a de hoje! Vir da aula tão feliz que tivesse precisão de gritar ao primeiro desconhecido: - «Sabe? Dei hoje a melhor aula, a aula mais linda da minha vida!» (…)”
Sebastião da Gama, Diário, Lisboa, Edições Ática, 1990, pp. 23-168.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário